domingo, 7 de junho de 2009

A Pedagogia

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). Aqueles que os gregos antigos chamavam de “pedagogo” era o escravo que levava a criança para o local da relação ensino-aprendizagem; não era exclusivamente um instrutor, ao contrário, era um condutor, alguém responsável pela melhoria da conduta geral do estudante, moral e intelectual. Ou seja, o escravo pedagogo tinha a norma para a boa educação; se, por acaso, precisasse de especialistas para a instrução – e é certo que precisava –, conduzia a criança até lugares específicos, os lugares próprios para o “ensino de idiomas, de gramática e cálculo”, de um lado, e para a “educação corporal”, de outro.

Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, baseada no princípio do direito universal que rege a educação para todos, bem como uma série de mudanças voltadas para a garantia da educação básica, resalva o seguinte:

Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

A Pedagogia não está restrita apenas, aos muros escolares, ela se estende para além deles e amplia-se, na medida em que a educação, veloz e sem fronteiras configurada na sociedade atual, necessita humanizar as relações, visto a impessoalidade fazer parte do cenário social atual. Pensando assim, ela se estende para os diversos segmentos sociais, como empresas, órgãos governamentais, instituições e entidades, centros de reabilitação para dependentes químicos, e campos da medicina, como fisioterapia, tratamento pós-cirúrgico, etc.

Drieli Machado, junho de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário